Thursday, July 19, 2007

Alma do Nordeste release

Jovino Santos Neto
Projeto Alma do Nordeste
Release para a imprensa – julho/07

O compositor e músico Jovino Santos Neto foi um dos agraciados com o apoio do Programa Petrobrás Cultural em 2006 com o projeto de composição e produção musical intitulado Alma do Nordeste. Com o objetivo de resgatar expressões culturais populares nordestinas e traduzi-las em forma de música contemporânea e criativa, Jovino fez uma viagem de pesquisa em maio de 2007, acompanhado por sua esposa e assistente de pesquisa Luzia Grob dos Santos, visitando várias cidades nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, rodando mais de 1.300 km e registrando suas experiências em áudio e imagens. As fotos da viagem podem ser acessadas através do site: http://picasaweb.google.com/jovinosantosneto
O próximo passo foi compor temas inspirados nos locais e pessoas encontrados. Em pouco mais de um mês, Jovino escreveu vários temas baseados nas formas tradicionais nordestinas, mas sempre com uma visão criativa e inovadora, aliando sua experiência como discípulo do grande músico Hermeto Pascoal (com o qual ele trabalhou durante 15 anos) à sua sensibilidade à gente, musica e cultura nordestinas.
Mesmo tendo nascido e crescido no Rio de Janeiro, Jovino sempre sentiu uma forte afinidade musical com o Nordeste. Seu avô sergipano lhe apresentou ao universo literário de Guimarães Rosa com Sagarana quando ele tinha uns 10 anos de idade. Mais tarde, ao fazer parte como pianista, flautista e produtor do grupo liderado pelo alagoano Hermeto, Jovino pôde conhecer a fundo o amplo panorama do baião, do coco, do arrasta-pé, das marchas, do frevo, maracatu, xote, xaxado e muito mais.

Mais tarde, já radicado como músico e professor em Seattle, nos Estados Unidos, Jovino aprofundou seus estudos lendo Mário de Andrade, Câmara Cascudo e um relato de viagem escrito por C. Nery Camello nos anos 30, com o título de Alma do Nordeste. Jovino diz: “Numa de minhas viagens de volta ao Brasil, encontrei um exemplar autografado deste livro dedicado ao meu avô, e nele encontrei um retrato simples e profundo do sertão, do agreste e do cariri. Naquele momento senti que eu precisava ir ao Nordeste, beber daquela fonte e incorporar suas cores, formas e energias ao meu trabalho.”

Agora, a partir do material composto, Jovino Santos Neto vai gravar seu próximo disco em agosto de 2007 no estúdio Tenda da Raposa, no Rio de Janeiro. Com ele estarão músicos do calibre de Carlos Malta, Marcelo Martins e Eduardo Neves (sopros), Marcio Bahia (bateria), Dudu Lima (baixo), Josemen Mansur (viola caipira), Toninho Ferragutti (sanfona), Gabriel Grossi (gaita) e Thiago da Serrinha e Durval Pereira (percussão).

Os últimos CDs lançados por Jovino tiveram uma excelente acolhida de público e de imprensa. Canto do Rio (2003) e Roda Carioca (2006) foram ambos indicados ao prêmio Grammy Latino. Com este novo trabalho, Jovino pretende ampliar ainda mais seus horizontes musicais, integrando sua experiência internacional como artista e educador aos horizontes do Nordeste brasileiro.
Para entrevistas e maiores informações sobre Jovino Santos Neto, favor contatar Lu Mounic pelo email lumounic@uol.com.br .
Jovino na Internet: www.jovisan.net

1 comment:

Anonymous said...

Recentemente, viajei pelo interior do Ceará (1700km) e vemos como o Brasil é riquíssimo. O cd é maravilhoso e é uma trilha sonora deliciosa para nós, brasileiros. Jovino, que bom que você pôde lançar esse cd aqui no Brasil!